As doenças reumatológicas compreendem um conjunto de patologias, que afetam principalmente as articulações e os tecidos relacionados. Dentre essas doenças, incluem-se as degenerativas, como a Osteoartrite; as por depósito de microcristais como a Gota; as autoimunes, como a Artrite Reumatoide e o Lúpus, dentre tantas outras como a Osteoporose, Fibromialgia, Bursite, Tendinite e Lombalgia.
O frio pode, em algumas pessoas, aumentar a sensação de dor, mas não ativa e nem piora a doença. Existem vários fatores que podem influenciar nesta sensibilidade à dor durante os dias mais frios do ano, como a redução das atividades físicas diárias, a postura mais contraída das articulações com o intuito de reduzir a superfície de troca de temperatura do corpo, maior tempo de repouso e menor mobilidade no cotidiano.
A recomendação é que as pessoas que se sentem mais doloridas nos dias frios devem tentar manter a rotina semelhante ao período de calor, mantendo a atividade física regular, agasalhando-se bem ao se expor ao frio, usar aquecedores de ambiente, se for possível, banhos com água morna.
É importante manter as atividades físicas orientadas, como caminhadas, que não apenas promovem aquecimento, como também ajudam a manter a lubrificação adequada das articulações, reforçando os músculos que as sustentam. Exercícios de alongamento igualmente são importantes, pois mantêm o tônus, a flexibilidade e a amplitude dos movimentos.
Comments