No dia 7 de Maio é celebrado o Dia Mundial da Espondilite Anquilosante, uma doença inflamatória crônica que atinge as articulações dos ossos da coluna vertebral, podendo atingir também articulações como quadris, joelhos, tornozelos.
Ao contrário da maioria das dores, os pacientes afetados com a doença sentem mais incômodo quando estão em repouso. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), por ser incurável, a espondilite pode levar à incapacidade total de movimentos caso não seja tratada adequadamente.
De origem auto-imune, sabe-se que há um marcador genético envolvido, porém não é o fator determinante de 100% dos casos. A molécula antígeno HLA-B27 é encontrada em 10% da população mundial. Entretanto, a doença atinge apenas 1% da população do mundo.
A Espondilite Anquilosante, na contramão de outras doenças das articulações, acomete mais homens do que mulheres. Abrangendo desde adolescentes até os 40 anos.
O tratamento tem por objetivo aliviar os sintomas e evitar a progressão da doença. Assim como reduzir as dores e o risco de deformidades. Você tem Espondilite Anquilosante ou conhece alguém que tenha? Deixe aqui nos comentários!
Kommentare