top of page
  • Foto do escritordrafernandacalil

Sarcopenia

O aumento da incapacidade e dependência funcional é mais comum em idosos e está intimamente associada à redução da massa muscular, chamada de sarcopenia, que ocorre, inclusive, em indivíduos saudáveis.


A sarcopenia é uma síndrome caracterizada pela perda progressiva da massa muscular associada a perda da força muscular e redução do desempenho físico. Ela afeta a qualidade de vida e até a independência dos pacientes.


A falta de atividade física é um fator muito relevante para a sarcopenia relacionada ao envelhecimento. Homens e mulheres idosos com menor atividade física têm também menor massa muscular e maior prevalência de incapacidade física. Essa é uma das razões que fazem a prática regular de exercícios, desde jovem, diminuir e tornar mais lenta a perda muscular do idoso.


Uma das formas de avaliação é bem simples: trata-se da medição da força das mãos ao apertar um equipamento chamado dinamômetro – um aparelho portátil, acessível, capaz de medir e identificar a capacidade muscular da pessoa. Esse equipamento já está disponível para os nossos pacientes na @incarebh


Podemos te ajudar?




3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page